A atividade física contribui para a melhor socialização da pessoa idosa

por | 4 de julho de 2021 | Bem-estar, Mexa-se

Práticas como hidroginástica, natação e ioga garantem boa saúde e podem ser realizadas em grupo.

Fazer alguma atividade física só traz benefícios para a pessoa idosa. Evitar o sedentarismo aumenta a qualidade e a expectativa de vida e também é importante para diminuir os riscos de ter doenças do coração, câncer, osteoporose, diabetes e depressão. Se exercitar também pode ser uma forma de ampliar a vida social dos idosos, com a participação em atividades em grupo, nas quais podem fazer novas amizades.

Após realizar uma avaliação com um médico ou educador físico, algumas pessoas idosas podem verificar que estão em condições de participar de exercícios um pouco mais intensos do que a caminhada, que é uma atividade leve e possível a qualquer pessoa.

Os exercícios na água são interessantes para a pessoa idosa por permitirem realizar movimentos com pouco impacto, que não vão prejudicar as articulações ou os tendões. Também são beneficiados os sistemas cardiovascular e respiratório.

O início na água pode ser através da hidroginástica, uma atividade muito segura e que ajuda a aumentar a capacidade aeróbica, a flexibilidade e a força muscular. Ela desenvolve a resistência do corpo e melhora o ritmo cardíaco, e ainda contribui para aliviar as dores e o estresse.

Outra atividade importante realizada na água é a natação, que também fortalece músculos e articulações do corpo, sem grandes impactos. Nadar pode evitar aliviar dores causadas pela artrite e a perda óssea, diminuindo riscos de lesões e fraturas e prevenindo problemas com a osteoporose. Outros benefícios são a melhora da coordenação motora e o aumento da capacidade cognitiva e da concentração.

Tanto a hidroginástica como a natação geralmente são realizadas em grupos, o que facilita a socialização das pessoas, que muitas vezes podem estar se sentindo sozinhas em casa, sem atenção de familiares. Nas aulas, tem-se contato com outros idosos e também com professores e instrutores, e as atividades podem se estender para além dos encontros na piscina.

Participar de uma atividade esportiva como a natação também pode aumentar a autoestima, por dar oportunidade aos praticantes de superarem desafios. Para a pessoa idosa, ter uma rotina física contínua e ainda manter um contato periódico com outras pessoas pode ajudar a diminuir a ansiedade e a depressão.

Outra atividade física de baixo impacto que pode ser praticada por pessoas idosas é a ioga, que é baseada em exercícios de força e equilíbrio, os quais contribuem para a melhora da postura, da flexibilidade e da estabilidade do corpo. Os alongamentos realizados na ioga tonificam os músculos e ajudam a relaxar as articulações. O exercício da ioga promove o relaxamento e a meditação, além de ser outra atividade que pode ser realizada ao lado de várias pessoas, aumentando também a socialização da pessoa idosa.