A importância do olhar multiprofissional e o processo de envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural pelo qual todo organismo vai passar. Para a nutrição, as principais mudanças são a má absorção de nutrientes, perda de massa magra e baixa aceitação de alimentos por conta de doenças demenciais e Parkinson. Para o atendimento de forma integralizada da pessoa idosa, a equipe multiprofissional é essencial, pois cada membro da equipe consegue atuar em um aspecto deste processo.

O nutricionista vai atuar na alimentação de forma a resgatar a cultura alimentar da pessoa idosa, e, em conjunto com a fonoaudiologia, adequar as consistências para segurança e melhor aceitação da dieta, chegando ao auxílio necessário.

Já a psicologia atua nas questões emocionais, que muitas vezes, impactam diretamente na alimentação, que irá influenciar em todo quadro restante do indivíduo. Muito importante também é a atuação do fisioterapeuta para melhorar a autonomia que, conjuntamente com a terapia ocupacional, tem feito um trabalho incrível de reabilitação, devolvendo pequenos gestos do dia a dia  que muitas vezes não nos damos conta do quanto é importante, como levar o talher à  boca, por exemplo.

Feito esse pano de fundo, para mostrar o quanto é complexo esse processo, é muito importante olhar a pessoa idosa e perceber suas mudanças mais sutis, pois são essas sutilezas que irão nos guiar sobre como conduzir cada caso.

Muitas vezes o indivíduo aceita comer apenas um tipo de alimento e isso se torna grave na medida que doenças carenciais aparecem, como hipovitaminoses e desnutrição, que levam à uma baixa imunidade, abrindo portas para toda sorte de doenças. Às vezes um resfriado simples pode se agravar facilmente.

A diminuição grave de músculos, pode levar a perda de funcionalidade e quedas, que com a fragilidade óssea, aumenta o risco de fraturas e a depender das comorbidades o quadro só agrava. Suplementação de vitamina D, cálcio e proteínas devem atuar como aliados na prevenção dessas situações, mas  sempre com orientação qualificada.

Toda pessoa que não atinge o aporte necessário de nutrientes, seja pelo dia-a-dia corrido, ou pelo baixo consumo dietético, deveria fazer uso de suplementação nutricional, sempre orientado por um nutricionista, pois com a evolução e uma grande gama de produtos atualmente, esses suplementos se tornam aliados contra a má nutrição.