Odontogeriatria: cuidados bucais para a terceira idade

por | 26 de janeiro de 2023 | Autocuidado, Destaque

Os cuidados bucais são importantes e devem começar antes mesmo dos dentes nascerem. A falta de uma higiene adequada pode trazer problemas como cáries até outros mais sérios. Na terceira idade, existem algumas condições que contribuem para o surgimento de doenças. O ideal é que as pessoas cheguem aos 80 anos com todos os dentes. 

O professor de odontologia e especialista em odontogeriatria, Dr. Herbert Rubens Koch Filho, explica que as pessoas não costumam associar a saúde bucal com a saúde em geral. “A pessoa tem que reconhecer a boca como integrante do seu organismo”, ou seja, os problemas bucais também repercutem no resto do corpo.  

Na terceira idade existem alguns problemas que são mais característicos da faixa etária, como é o caso da cárie crônica. “São aquelas que vem com o tempo, lentamente. O idoso tem menos substrato (material que compõe o dente) e a cárie aparece onde não tem o esmalte dentário. Isso é chamado de cárie de raiz”, explica. Além disso, o controle de cárie, da sensibilidade nos dentes, da gengivite e das reposições dos dentes, que podem acumular a placa dentária, também são casos recorrentes. 

 O especialista afirma que alguns idosos possuem dificuldades na visão ou problemas musculares que podem dificultar com que a pessoa faça uma higiene bucal adequada. “É possível pedir ajudar de uma pessoa de confiança, nesses casos”, orienta 

Outro caso comum é a boca seca. “Os medicamentos contínuos de controle de doenças diminuem o fluxo salivar. Com vários medicamentos sendo usados, provoca-se uma diminuição do fluxo salivar (hiposalivação)”, explica. A questão desse déficit é que na saliva estão as defesas bucais contra cáries e outros danos à saúde  

Diante disso, o consumo de água é fundamental também para a saúde bucal. “Além de ser um dos insumos para a produção da saliva, é um agente remineralizador dos dentes e possibilita a ingestão dos alimentos”, comenta o especialista Além disso, a sensibilidade nos idosos aparece de forma mais intensa, então quando o dente não está protegido adequadamente com o esmalte, o incômodo é maior. 

É comum que muitos idosos façam uso da prótese dentária, que servem para compensar os dentes em falta. Porém, é necessário fazer visitas regulares ao cirurgião dentista para a manutenção. Segundo o odontogeriatria, a recomendação é pelo menos a cada seis meses ou uma vez ao ano.  Isso é preciso porque essas próteses precisam ser ajustadas, a fim de possibilitar uma mastigação adequada. “Temos que proporcionar a possibilidade do paciente ter uma alimentação saudável, ingerir e triturar alimentos mais consistentes”, explica. Ele ainda afirma que, quem faz uso das próteses, sejam elas fixas, móveis ou implantes, deve seguir rigorosamente as instruções do cirurgião dentista. 

Para evitar maiores problemas, além da hidratação, é importante fazer um autoexame. “Muitas vezes a gente olha se a nossa aparência está boa, mas esquecemos de olhar dentro da boca”, relata A língua também deve ser examinada. “Geralmente, existe uma massa sobre a língua que gera mau hálito”. Ao perceber essas alterações, é importante relatar ao seu dentista. 

Ele ainda complementa falando sobre os avanços na visibilidade da odontogeriatria. “Até 6 anos atrás, havia poucas universidades que tratavam da saúde dental da terceira idade e isso tem aumentado”.  

Em caso de qualquer incômodo, ou caso note alguma alteração na aparência dos dentes, gengiva e língua, procure o seu dentista. O ideal é fazer consultas de rotina, pelo menos uma vez ao ano.