Benefícios da rotina alimentar para população idosa

por | 4 de julho de 2021 | Bem-estar, Nutrição

Café da manhã, almoço e jantar devem ser realizados nos mesmos horários e com companhia da família, amigos ou cuidadores.

Uma boa alimentação com produtos mais naturais é a base de uma vida mais saudável. Para a população idosa, ela é importante também para ter uma vida mais longeva e com menos problemas de saúde.

Mas, além de consumir alimentos mais naturais, também é muito importante o modo como se come. Pessoas idosas devem ter uma rotina para se alimentar, com café da manhã, almoço e jantar sempre realizados nos mesmos horários, dia a dia.

Essas três refeições básicas também podem ser intercaladas com alguns períodos para lanches rápidos, que devem ser leves, de preferência com o consumo de frutas frescas, sucos naturais, uma porção pequena de oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, castanha de caju ou amêndoas), iogurte ou biscoitos caseiros, que são uma melhor opção aquela guloseima ultraprocessada que vai fazer a pessoa idosa ganhar peso, além de aumentar a possibilidade de diabetes.

A alimentação regular, distribuída durante todo o dia, ajuda o organismo a funcionar perfeitamente, estimulando o intestino e garantindo o melhor fornecimento de nutrientes e energia. É importante fazer o planejamento das refeições diárias, garantindo o correto fornecimento dos nutrientes para o corpo – um nutricionista pode fornecer um bom auxílio com dicas e receitas mais saudáveis.

Além de ter um tempo certo para se alimentar, é preciso comer devagar, com atenção, mastigando bem os alimentos, lentamente, até para saboreá-los melhor e conseguir uma sensação de saciedade. Comer com mais tranquilidade ajuda na digestão e faz com que não se sinta o tradicional cansaço após as refeições.

Uma boa higiene bucal também contribui para que o idoso se alimente melhor. Dentes melhor preservados aumentam sua capacidade de mastigação e evitam algumas restrições alimentares.

Outro fator que pode ajudar a pessoa idosa a se alimentar melhor é ter companhia durante as refeições. Antigamente, a reunião de família era algo tradicional em todas as refeições do dia. Com as mudanças do mundo moderno, com as pessoas ficando menos tempo em casa, o tempo para se alimentar em família foi ficando cada vez mais escasso e essa união foi se perdendo.

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, muitas famílias voltaram a comer juntas, mas em muitos lugares ainda persiste o distanciamento em casa, ainda mais em tempos de telefone celular e redes sociais, que atraem a atenção de todos mesmo durante as refeições.

Para uma pessoa idosa, é importante se alimentar na mesa, de forma confortável, ainda mais acompanhada da família, amigos ou cuidadores. É um fator que pode favorecer o aumento do apetite e dar mais prazer ao ato de comer. Com menos pessoas em volta, ela pode se alimentar de maneira inadequada, não prestar atenção nem na qualidade nem na quantidade do que está consumindo.