Caminhada: um exercício leve e democrático

por | 23 de novembro de 2023 | Bem-estar, Mexa-se

Os exercícios físicos são altamente recomendados para todas as faixas etárias e existem diversas opções para se exercitar. Para quem está começando ou não pode receber alto impacto, a caminhada por ser uma alternativa para evitar o sedentarismo e respeitar os limites físicos de todos. 

A especialista em geriatria da Unimed, Dra. Taisa Gonçalves explica que, apesar de ser uma atividade simples, ela traz muitos benefícios. “Ao caminhar, a pessoa fortalece os ossos e músculos, articulações, melhora o equilíbrio, diminuindo o risco de queda, além da prevenção de doenças crônicas”. Segundo a especialista, o tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 150 minutos por semana.  

Para a pessoa idosa, esses benefícios são essenciais, pois melhoram a qualidade de vida, o bem-estar e prolongam a vida ativa e independente. Segundo Taisa, cerca de 30% dos 60+ caem todos os anos e esse índice chega a 60% quando se fala no público 80+. “Isso leva a perda de autonomia, sequelas das fraturas, além da reabilitação pós-queda”.  

Para esse público, o importante é o bem-estar durante a atividade. “Se ela tiver falta de ar, tontura, doenças crônicas, principalmente as cardíacas, é preciso procurar um médico para receber orientações”. Caso seja uma pessoa saudável, basta começar com uma intensidade leve, verificando os limites do corpo. 

Para começar, basta definir um local e separar roupas adequadas. “Muitas vezes, pensamos que é necessário um lugar especial ou que precisamos ir até o parque, mas na verdade, é possível caminhar ao redor da casa ou em lugares que sejam, preferencialmente, planos”. Caminhadas curtas podem ser uma boa alternativa para começar a se exercitar.  

A roupa também precisa de uma atenção especial. Um tênis confortável, uma calça e uma blusa que permitam o movimento do corpo e transpiração. “Nada muito elaborado, mas nunca caminhar com sapato social ou de chinelo, por exemplo, porque esses calçados aumentam o risco de queda”.  

Na 4ª Corrida e Caminhada dos Amigos do HC, é possível participar da caminhada de 5Km ou levar seu aumigo para cãominhar. O evento acontece no dia 26 de novembro, na Praça Afonso Botelho e as inscrições ainda estão abertas! Acesse https://campanha.amigosdohc.org.br/CORRIDA-E-CAMINHADA-2023 e saiba mais.