Comer bem para garantir uma vida longa

por | 4 de julho de 2021 | Bem-estar, Nutrição

As pessoas idosas devem consumir alimentos mais naturais, ricos em proteínas, minerais e demais nutrientes

O caminho para uma vida com mais longevidade passa por uma boa alimentação, com o corpo absorvendo os nutrientes corretos para seu melhor funcionamento. Comer de modo saudável contribui para melhorar a forma física e ajuda a evitar hipertensão, câncer, diabetes, entre outras doenças.

Os cuidados com a alimentação devem ser ainda maiores para a população sênior. Com o tempo, o corpo humano sofre alterações e vai perdendo massa muscular, as células ficam enfraquecidas e há também desgaste dos ossos. Para fortalecer todo esse sistema é necessário ter hábitos alimentares saudáveis.

Inicialmente, deve-se dar sempre preferência a alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, que são muito ricos em vitaminas, fibras e minerais, e devem ser incluídos em todas as refeições do dia – além de diminuir o risco de doenças, o consumo de produtos in natura também ajuda no melhor funcionamento do intestino.

Ainda na linha de alimentos mais naturais, é importante comer periodicamente arroz, milho, abóbora e tubérculos como batata e mandioca, e ainda aveia, oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, castanha de caju, amêndoas) e pães, todos fontes de energia e muito importantes por possuírem vitaminas, fibras, minerais, gorduras boas e carboidratos. Esses alimentos se tornam ainda mais nutritivos se consumidos nas formas integrais.

Preferência nacional, a combinação do arroz com o feijão também é muito nutritiva e pode ser consumida todos os dias pelos idosos – outras boas opções de acompanhamento do arroz são as leguminosas como ervilha, lentilha, grão-de-bico ou soja, todas fonte de proteínas como o feijão.

Ricos em proteínas e minerais, aves, peixes, carnes vermelhas e ovos também não podem faltar no cardápio diário da pessoa idosa. Consumidos de forma moderada, eles ajudam a combater a anemia e tem alto valor nutricional – os peixes ainda são ricos em ômega-3, que têm ação anti-inflamatória e ajudam a prevenir doenças como artrite e diabetes. Outro alimento importante é o leite e seus derivados, fontes de cálcio e importantes para fortalecer os ossos.

A água, filtrada ou fervida, também é essencial, pois garante a hidratação constante do corpo. Ela deve ser bebida durante todo o dia, preferencialmente entre as refeições – é indicado consumir ao menos 2 litros de água por dia. A água deve ser bebida pura e não pode ser substituída por outros líquidos.

Muitos podem alegar não gostar de água – um dos motivos é não ter gosto – e de não terem sede. Por isso, é importante sempre chamar a atenção para os seus benefícios – além de evitar a desidratação, contribui para o melhor funcionamento dos intestinos. O acesso à água também deve ser facilitado em casa, sempre deixe disponível perto do filtro uma caneca, xícara ou copo. A água só deve ser controlada quando a pessoa idosa estiver com alguma restrição médica à ingestão de líquidos.