Cuidados com a saúde mental na terceira idade

por | 4 de julho de 2021 | Autocuidado, Bem-estar

O hábito de cuidar da saúde mental deve ser praticado por todas as gerações e em todas as fases da vida.

Torna-se essencial com o passar dos anos, e na velhice precisamos nos adaptar às transformações que a terceira idade traz,  muitas vezes  carregadas de sentimentos como tristeza e ansiedade.

“Existem algumas ações preventivas, que num primeiro momento podem parecer simples, mas fazem uma diferença para manter a saúde mental e bem-estar nessa fase da vida, que nada mais é que cuidar do corpo, ter uma boa noite de sono e ter um hobby para uma rotina saudável”, esclarece a psicóloga clínica Luciana Deutscher. Criar o hábito de incluir um exercício físico na rotina, com caminhadas e alongamentos supervisionados já ajudam a manter um comportamento saudável que reflete na mente e na melhora do sono, consequentemente, reduzindo a irritação e ansiedade.

Para Luciana, os trabalhos manuais são essenciais para o equilíbrio da saúde mental. “Um crochê, tricot, jardinagem, pintura são momentos essenciais para nos mantermos bem psicologicamente”, afirma. Segundo a psicóloga, organizar uma rotina saudável, incluindo atividades do nosso dia a dia, responsabilidades e diversões, nos mantém atualizados e ativos. “Com pequenas ações como essa estamos exercendo nossa capacidade cognitiva, que influencia diretamente na saúde mental e no bem-estar emocional”, explica.

O acompanhamento de uma psicóloga para as pessoas da terceira idade é tão essencial quanto a rotina de visita aos médicos e dentistas. “Poder contar com um acompanhamento psicológico é muito importante para essa etapa da vida. Mas não o acompanhamento da psicoterapia tradicional e sim a psicologia positivista, que foca na saúde mental e prevenção da saúde no atual momento do paciente, trazendo assim, inúmeros benefícios”, pontua Luciana.

Na terceira idade, é importante prevenir o tratamento de doenças como a depressão e ansiedade, estimulando as capacidades cognitivas durante todo o processo terapêutico. “É importante desde cedo adotar uma cultura de vida diferente, onde especialistas, como psicólogos, não sejam consultados somente quando existir um problema, mas sim, como um tratamento para não adoecer”, explica Luciana.

Luciana finaliza alertando que, a terceira idade é a fase em que a pessoa disponibiliza de um tempo um pouco mais confortável para se cuidar, se dedicando a si mesmo, que muitas vezes é deixado em segundo plano durante a vida adulta.