Problemas na visão podem ocorrer em qualquer período e fase de nossas vidas, porém, são mais frequentes em pessoas idosas. Conforme o processo de envelhecimento vai se desenvolvendo, os cuidados com a saúde ocular devem ser redobrados.
A visão é um dos sentidos mais importantes na vida do ser humano. Ela apresenta grandes complexidades e delicadezas em sua estrutura. O cuidado com a saúde ocular deve ser constante. A partir dos 60 anos de idade, a visão pode apresentar doenças típicas como catarata, glaucoma e vista cansada.
Para falar sobre o tema, disseminar informações e conscientizar a população, foi criado o Dia Mundial da Saúde Ocular, no dia 10 de julho. Leonardo Oliva, geriatra e vice-presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), afirma que os principais cuidados para quem está neste período da vida, são:
– Ir ao oftalmologista regularmente: pelo menos uma vez ao ano, para se medir acuidade e ver se há a necessidade do uso de óculos;
– Usar óculos indicado: para o profissional, casos em que o uso de óculos é indicado, é primordial que seja em um período considerável do dia;
– Proteção contra os raios UVA e UVB: o geriatra recomenda o uso de óculos escuros em dias de muita exposição ao sol. Os raios ultravioletas podem causar sérios sintomas sérios à nossa saúde se não tomarmos os cuidados necessários;
– Situações que envolvam a saúde como um todo: controlar qualquer tipo de doença, evitar o fumo e manter uma boa dieta, aliada à prática de atividades físicas.
Segundo o profissional, as dificuldades na visão podem acarretar problemas no dia a dia. “A capacidade funcional, é aquela que nos possibilita a realizar as tarefas da nossa rotina. Envelhecemos bem, quando envelhecemos com independência e autonomia. Por isso, enxergar bem é fundamental”.
Em casos de problemas na visão, consequentemente há a perda da qualidade de vida, pode haver a baixa da autoestima também.