Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo mostra para a pessoa idosa a importância da prática de exercícios físicos

por | 8 de março de 2024 | Bem-estar, Mexa-se

Comemorado anualmente no dia 10 de março, o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo traz para a população a mensagem do valor que a prática das atividades físicas tem em nossas vidas.  

Para a pessoa idosa, o hábito de estar em movimento traz consigo um bem-estar físico e mental, além de outros benefícios para a saúde.  

A OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda uma rotina de atividades físicas de pelo menos 30 minutos por dia, ou 150 minutos semanais para que o corpo possa obter as melhorias. Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Estácio, Rafael Braga, esses comportamentos diminuem de forma considerável as chances de desenvolver doenças cardíacas, metabólicas e emocionais”.  

É importante mencionar que atividade física é diferente de exercício físico. O exercício físico é planejado e estruturado com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. As atividades físicas, são atividades que geram algum gasto energético. 

Segundo o coordenador, a pessoa idosa que não realiza alguma atividade física, tende a ter o seu tempo de vida reduzido em duas vezes em relação a uma pessoa que possui o hábito de se exercitar. Para a OMS, um adulto sedentário é aquele que não pratica os 150 minutos semanais recomendados em atividades físicas. 

Sobre viver uma vida sedentária, o profissional diz não haver um único benefício físico ou mental. “Há uma lista enorme de patologias (doenças) físicas e emocionais, associadas ao sedentarismo. De forma bem pragmática, o que os dados científicos evidenciam, é que o sedentarismo diminui o seu tempo de vida, e torna os seus anos de vida mais tristes e depressivos. Só existem riscos na vida sedentária”.  

O Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo foi criado para motivar a população para cultivar uma rotina não sedentária. Por isso, pratique uma atividade física hoje. Caminhada, corrida e até mesmo esporte! O que vale, é não deixar o corpo parado.