Idosos com a corda toda! Exercícios físicos na terceira idade

por | 4 de julho de 2021 | Bem-estar, Mexa-se

Com o passar do tempo, atividades simples como uma simples caminhada, carregar uma sacola um pouco mais pesada já se torna um desafio. É uma realidade na qual toda população idosa e seus familiares devem estar cientes. Existem estudos que apontam que a velocidade da marcha mantém-se regular até os 70 anos de idade, depois a tendência é diminuir 15% por década.

O educador físico, Aurélio Alferi Neto, pensando na melhora da mobilidade e da necessidade da pessoa idosa se movimentar, criou uma série de atividades físicas que podem ser realizadas em casa, com segurança. “Várias instituições de longa permanência estão utilizando as séries montadas, principalmente os exercícios que são realizados sentados e em pé, com apoio de cadeiras, para estimular a prática da atividade física nos moradores”, comenta. Segundo ele, foi realizado um projeto em Portugal, onde algumas instituições que não possuem o educador físico, disponibilizaram os vídeos das aulas para que os alunos realizassem os exercícios com a supervisão dos cuidadores. “Alguns devido a dificuldade auditiva ou algum déficit cognitivo, são limitados a execução do exercício, por isso a ajuda do cuidador”, salienta.

Na residência sênior Casa Boa Vista, no norte de Portugal, as atividades físicas utilizando as vídeo-aulas foram implantadas com grupos de pessoas idosas. “Eles gostaram tanto da aula, que os administradores da instituição pediram a realização de uma aula ao vivo online, para que os mesmos pudessem interagir, e foi fantástico!”, comemora Aurélio. Segundo o educador físico, o fato de poderem aparecer no vídeo, para todas as pessoas, fez com que a autoestima melhorasse que colocassem uma roupa adequada e se produzissem. “E mais gratificante ainda é observar como esses exercícios simples, estão auxiliando a melhorar o equilíbrio, a mobilidade, a flexibilidade e a força muscular”,  relata  Aurélio.

Todas as pessoas, independente da idade, precisam se exercitar. Porém, existe um grupo que necessita  muito mais de exercícios que outros, no caso são as pessoas idosas, uma vez que, com o passar dos anos, o nosso corpo tem mais dificuldade de manter a massa muscular. “E quando falamos em perda muscular, perdemos também a capacidade respiratória,  a força e também nossa independência”, alerta Aurélio. Segundo ele, percebe-se que quando pessoas acima dos 60 anos iniciam ou continuam a praticar exercício físico, passam a ter uma vida mais saudável, uma longevidade muito mais feliz, com autonomia e independência. “Hoje está se tornando cada vez mais comum encontrar pessoas com 60+ participando de corridas de rua, maratonas, esportes antes, inimagináveis para pessoas dessa faixa etária”, explica. Porém, segundo o educador físico, nem todas as pessoas fazem os exercícios e a diferença fica muito clara em comparação as que se exercitam, que cuidam do corpo, “essas têm menos dor, mais autonomia e independência”, reforça.

Os principais exercícios a serem realizados pelo idoso são os de estímulo muscular. “Treino de força, sentar e levantar, treinos de alongamento, posturais, de equilíbrio e aeróbicos”, ressalta Aurélio. “Quanto mais velhos ficamos, mais exercício é necessário, pois se não nos alongarmos, ficamos mais encurtados. Se não tivermos postura, ficamos “corcundas”, e quanto mais fracos, maiores são nossas chances de quedas”, avalia.

Para que o nosso corpo fique bem, precisamos estimular a musculatura. E a melhor forma de fazer é começando bem devagar, com exercícios fáceis, caminhadas curtas, exercícios de dez ou quinze minutos no máximo. “Disponibilizei no Youtube treinos pequenos, com vários exercícios físicos que com certeza ajudam na mobilidade. São exercícios de alongamento, agachamento simples e fáceis. Quanto mais simples, mais rápidos e melhores eles são”, explica Aurélio. E, dessa forma, segundo ele o aluno começa a pegar o gosto pela atividade, pois vai percebendo todos os benefícios que promove. “E são exercícios que todos da casa, da rua podem fazer juntos.  É  o suficiente para começar a se mexer e começar a melhorar a qualidade de vida”, finaliza Aurélio.

Para quem quiser começar a se movimentar de forma segura e prática, os exercícios estão disponíveis no Youtube, no canal Aurélio Alfieri, – https://goo.gl/ZUr98H, de forma gratuita.