Longevidade e qualidade de vida

por | 13 de março de 2023 | Autocuidado, Bem-estar

Nos últimos anos, a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado. Segundo o IBGE de 2019, a expectativa ao nascer no Brasil aumenta ano após ano e já chegou na casa dos 76,6 anos em média, além de ser mais comum, pessoas chegando próximo dos 100 anos. Mas quando pensamos por faixa etária, esse número é facilmente batido. O IBGE aponta que uma mulher de 60 anos, em média, viverá mais 22,9 anos, ultrapassando assim o número estimado da expectativa de vida.

De acordo com José Mário Tupiná Machado, chefe do Serviço de Geriatria e supervisor do Programa de Residência Médica em Geriatria da Santa Casa de Curitiba, a velhice é construída ao longo da vida. “É a soma de todas as idades”. O indivíduo que teve uma infância bem orientada, a juventude e fase adulta com hábitos saudáveis, terá muito mais chance de uma velhice de excelente qualidade.  

Muitas vezes, essas pessoas chegam nessa faixa etária por conta de cuidados tomados ao longo dos anos. Mas e para a pessoa que está chegando nessa faixa etária e quer prolongar sua expectativa de vida? Há algumas práticas e rotinas de vida que se pode adotar, visando a qualidade de vida e o prolongamento da sua expectativa de vida. “Se por um lado a velhice saudável não se improvisa, por outro nunca é tarde para mudar o estilo de vida e colher os frutos desta mudança”, diz. 

Segundo o especialista, há vários fatores que contribuem para que se chegue à idade avançada com uma boa capacidade funcional e, consequentemente, em condições de exercer a plena cidadania. Há questões biológicas e psíquicas que fazem essas dimensões terem aspectos específicos que impactam na saúde e na qualidade de vida.

Por outro lado, questões biológicas como perda de massa muscular e massa magra, perda de saúde dos ossos podendo causar a osteoporose, ou outros problemas, são fatores que afetam diretamente a vida, podendo acarretar a qualidade de vida e na maneira como viverá socialmente. As questões psíquicas como transtornos e doenças mentais também são sinais de alerta. “Praticar hobbies como palavras-cruzadas, leitura e outras práticas para exercitar a mente, são necessárias para evitar possíveis transtornos e doenças na mente”, orienta.

A saúde é um estado de bem-estar ‘biopsicossocioespiritual’, ou seja, cada indivíduo é, a cada momento da sua vida, o resultado das suas escolhas, oportunidades e realizações. “Ter saúde aos 80, 90 anos não significa ausência de doenças, mas sim estar funcionando bem”. De acordo com Dr. José Mário, é a capacidade funcional que diz se o idoso é ou não saudável. “A pessoa idosa saudável e com boa expectativa de vida é aquela que funciona bem”, afirma o geriatra. 

Atente-se aos seus exames médicos e cuide da sua alimentação. O cuidado com a saúde garante uma melhor qualidade de vida, além de aumentar as chances de viver por mais tempo.