Praticar exercícios físicos para manter a saúde em dia

por | 4 de julho de 2021 | Mexa-se

A caminhada é a atividade ideal para a pessoa idosa começar a se exercitar.

Uma das principais formas de manter uma vida saudável é através da atividade física. Já a partir dos 45 anos, o corpo humano começa a perder massa mineral óssea e força, a qualidade do músculo esquelético também cai e todos esses fatores, com o passar do tempo, vão acabar criando problemas de mobilidade e aumentando também a possibilidade de fraturas.

A prática de exercícios físicos ajuda no fortalecimento dos músculos e na manutenção da densidade óssea, além de prevenir problemas cardiovasculares e outras doenças, e também no controle do diabetes. A Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas acima dos 65 anos façam semanalmente, pelo menos, 150 minutos de exercícios aeróbicos com intensidade moderada ou 75 minutos com intensidade vigorosa.

Para quem sempre praticou atividades físicas, é mais fácil dar continuidade aos exercícios quando a idade chega. Mas quem nunca foi muito adepto a se exercitar durante a vida não deve começar a fazer exercícios sem aconselhamento de um médico ou de um profissional de educação física. Antes de iniciar, vale fazer uma visita a um desses profissionais para fazer uma avaliação mais completa do estado de saúde e receber uma recomendação correta de qual é a atividade mais ideal para manter o condicionamento físico.

O começo das atividades físicas pode ser através da caminhada, um exercício leve que pode ser praticado por qualquer pessoa e que faz muito bem, principalmente para a população idosa. Caminhar traz diversos benefícios: estimula o retorno venoso, a circulação arterial e o coração; melhora a expansividade e a atividade pulmonar; queima calorias, ajuda a reduzir o peso e aumenta o HDL (o colesterol bom); no nível osteomuscular, melhora as articulações; e faz o controle da pressão arterial, pois induz a um relaxamento arterial.

As Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que os exercícios físicos devem ser feitos pelo menos três vezes por semana, com uma caminhada de pelo menos 40 minutos ao dia . A caminhada diária também ajuda no controle de peso e na melhora do sono.

Para praticar a caminhada, deve-se usar roupas e tênis confortáveis (com amortecimento). É importante iniciar com trajetos mais curtos e, aos poucos, ir aumentando a distância percorrida. O idoso deve procurar manter as costas e os ombros eretos, e andar sempre no mesmo ritmo, que deve ser um pouco acelerado, mais rápido do que um caminhar normal. Também é recomendável manter os braços flexionados durante a caminhada, ou apertar uma pequena bola na mão durante o trajeto, para favorecer a melhor circulação do sangue.

E antes de iniciar a caminhada, e também depois, é muito importante fazer alongamentos, outra atividade leve de exercícios que deve ser realizada por pessoas de todas as idades. Fazer alongamentos ajuda a diminuir a rigidez dos músculos e das articulações, além de evitar o surgimento de lesões. Também melhora a circulação sanguínea e a flexibilidade do corpo, e aumenta a amplitude dos movimentos. Alongamentos são ideais para os mais longevos com pouca mobilidade e com limitações para realizar atividades mais vigorosas.