Saúde e sabor unidos para uma boa alimentação na terceira idade

por | 4 de julho de 2021 | Bem-estar, Nutrição

Um dos maiores desafios que enfrentamos hoje em dia é de se alimentar corretamente.

No entanto, para que uma pessoa tenha uma vida saudável, é necessário inserir alguns hábitos no dia a dia, entre eles: realizar uma atividade física, cuidar da saúde mental e se alimentar corretamente.

Mas nem sempre é fácil preparar um prato equilibrado. Segundo a nutricionista Carolina Quadros, existe uma falsa percepção em relação ao custo de uma alimentação correta. “Uma alimentação correta e saudável não é onerosa, pelo contrário, é mais em conta que uma alimentação inadequada”, reforça. Mesmo que algumas frutas, verduras e legumes possam ser mais caros do que alimentos ultraprocessados, quando se coloca no contexto uma alimentação baseada em alimentos in natura, acabam tendo um aumento, “mas de maneira em geral, a alimentação saudável é mais em conta, até mesmo porque no Brasil, as frutas, verduras e legumes acabam sendo combinadas com alimentos também in natura, como arroz e feijão, que são alimentos regionais, que fazem parte do hábito alimentar”, reforça.

Carla Caputo Laboissière, mestre em Nutrição Humana, explica que estabelecer rotinas alimentares saudáveis para os indivíduos acima de 60 anos é fundamental, pois colabora para um ritmo favorável de envelhecimento. Para tanto, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar da População Brasileira, visando estrategicamente o envelhecer com saúde. “Neste guia se estimula o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, o uso de óleo, gordura, sal e açúcar somente para temperar; a inclusão de alimentos processados como ingredientes culinários e a exclusão dos ultraprocessados da rotina do dia a dia” explica. Isto porque são ricos em gordura saturada e trans, além de açúcares que agravam o estado nutricional, aceleram o envelhecimento por meio dos radicais livres e contribuem negativamente no controle de diversas comorbidades, como Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade etc.

Pensando nessa necessidade do dia a dia da pessoa idosa, e por vivenciar isso com os pais, a nutricionista e chefe de cozinha, Veridiana Vernize Lanzuolo, criou o Veri Fatto a Mano, que oferece um cardápio exclusivamente voltado à terceira idade. “Com a necessidade de uma alimentação equilibrada para os meus pais, pensei na possibilidade de ampliar meus conhecimentos, e atender as pessoas idosas”, conta. Inicialmente Veridiana pensou nas pessoas idosas que moram sozinhas, que possuem sua independência, mas que não tem mais o ânimo de criar um cardápio diferente todo o dia, atendendo o quesito de saudabilidade. “Normalmente o idoso que está sozinho em casa não quer cozinhar, fora o risco de acidentes, como, por exemplo, deixar o gás ligado, a boca do fogão acesa”, salienta.

Os cardápios elaborados por Veridiana são simples, incluindo desde o arroz e feijão do dia a dia, peixe grelhado, frango ao molho, carne moída. “Tudo com um tempero leve, com pouco sal, e que dá prazer no sabor e a facilidade para mastigar”, enfatiza. “Todos os alimentos são fáceis de corte, pensando exatamente no uso da faca e dos utensílios, pois vivo isso em casa”, comenta Veridiana. Todo o cardápio foi aprovado pelos pais da chefe, com os temperos que mais gostam e dentro de uma dieta restritiva de sódio. “Minha ideia é de ajudar a pessoa idosa, com praticidade,  pratos nutritivos e de fácil manuseio”, reforça.

Tudo foi pensado minimamente nas dificuldades que a idade nos traz e na praticidade. “Depois de lançado o serviço, além dos  clientes do público 60+, os jovens aderiram pela facilidade no manuseio e qualidade das marmitas”, conta Veridiana. Semanalmente é criado um novo cardápio, com muita criatividade e sabor, auxiliando também as famílias que cuidam dos seus idosos.  As encomendas podem ser feitas pelo Instagram da Veri Fatto a Mano, ou pelo celular (41) 99651-5604.