Por Carlos Air

Tornar-se financeiramente independente é um objetivo para muitos jovens, mas o caminho pode parecer assustador sem um plano claro (ou uma compreensão profunda do que isso realmente significa). Para alguns, independência financeira significa ter renda suficiente para cobrir suas despesas sem precisar trabalhar. Parece sonho! Mas a definição mais comum – e provavelmente o que você procura – é tornar-se responsável pelas suas próprias despesas, sem precisar depender de outra pessoa. 

Essa liberdade permite que você viva a vida de acordo com seus termos, persiga suas paixões e desfrute de paz de espírito.  

De uma forma mais abrangente, independência financeira significa ter a capacidade de cobrir todas as suas despesas de subsistência através dos seus rendimentos, sem depender do apoio financeiro de terceiros. Significa a capacidade de se sustentar, tomar suas próprias decisões financeiras e viver sem dependência financeira de ninguém. 

Qualquer pessoa que esteja se perguntando como se tornar independente financeiramente deve saber que isso requer planejamento, disciplina e aprendizado contínuo. A recompensa? Tenha a liberdade de viver a vida de acordo com seus termos, decida como gastar seu dinheiro sem precisar da aprovação de outras pessoas e a tranquilidade que advém da segurança financeira. 

Mas então qual seria a diferença entre independência financeira e liberdade financeira?  

Embora esses termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, eles têm significados distintos. Independência financeira consiste em assumir a responsabilidade pelas próprias despesas e não depender de terceiros, já a liberdade financeira, por outro lado, significa ter riqueza suficiente para pagar o estilo de vida que deseja, sem quaisquer restrições financeiras. A independência financeira é o primeiro passo para alcançar a liberdade financeira. A liberdade financeira permite que você persiga suas paixões, viaje e aproveite a vida sem a preocupação constante de dificuldades financeiras. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.