Por Carlos Air
“De longe, o melhor investimento que você pode fazer é em si mesmo.”
Sempre achei essa citação um tanto clichê. Afinal, é claro, somos nosso melhor investimento. Se não investirmos em nós mesmos podemos ter dificuldade para fazer qualquer coisa.
Garantir que cuidamos da nossa saúde física e mental, e estarmos constantemente adquirindo conhecimento/aprendendo é uma parte essencial do nosso crescimento. E essas coisas levam tempo, dinheiro e uma boa quantidade de esforço. No entanto, isso pode ter significado um pouco mais do que apenas aprender e cuidar de nós mesmos. Embora seja assim que a citação é frequentemente interpretada, acho que há um significado mais profundo por trás dela.
Para alguém que tem um pouco mais de percepção sobre o que significa investir, essa citação significa muito mais.
Muitas vezes subvalorizamos nosso valor. Temos a tendência de nos dar menos crédito por nossas contribuições. E também tendemos a subvalorizar o potencial que realmente temos.
Essa mentalidade pode, muitas vezes, nos levar a acreditar que não valemos tanto assim. E essa maneira de pensar pode, às vezes, nos levar a pensar que não somos o investimento certo.
No entanto, a verdade é que podemos criar muito mais valor do que estamos criando atualmente e com um pouco de paciência, provavelmente seremos melhores do que a pessoa que éramos.
Tudo o que precisamos fazer é olhar para trás e perceber que chegamos muito longe de onde começamos. Nossa tendência geral na vida, embora nem sempre pareça assim, é para cima. E nosso cérebro nos engana quando acreditamos que somos menos valiosos do que somos. O julgamento externo da sociedade geralmente faz isso também.
Ao dedicar um tempo para entender o potencial que temos, perceberemos que um investimento em nós mesmos é a aposta mais segura. Sempre seremos subvalorizados no mercado e em nossas mentes. Como resultado, nosso crescimento contínuo nos surpreenderá se investirmos em nós mesmos.
Investir em nós mesmos também requer paciência. Não veremos resultados da noite para o dia, e pode levar décadas até que sejamos reconhecidos.
No entanto, nos servimos bem se continuarmos a investir em nós mesmos durante os altos e baixos. Sabemos que a trajetória geral de nossas vidas é ascendente, então por que não ser paciente e esperar para ver como você floresce?
Devagar e sempre certamente são os fatores que farão você vencer a corrida. E quando se trata de nossas vidas, isso é ainda mais verdadeiro. Devemos estar dispostos a jogar o jogo longo. Afinal, esperar por algo tão valioso quanto o nosso “melhor eu” não é perda de tempo.
Investir em si mesmo é o melhor investimento. Mesmo que os outros não consigam ver, você deve reservar um tempo para reconhecê-lo. Então, em vez de apostar que os outros ao seu redor vão bem, aposte em si mesmo. Você provou que pode chegar até aqui. Mesmo que as pessoas não acreditem que suas realizações sejam tão grandes ou que leve muito tempo para chegar aonde você quer estar. Você é seu maior patrimônio porque você tem um valor que ainda tem muito a crescer.