Estudantes de Farmácia da UFPR tiram dúvidas sobre medicamentos

por | 24 de outubro de 2022 | Autocuidado, Bem-estar, Destaque

Em parceria com a Farmácia Escola da Universidade Federal do Paraná, nesta sexta-feira (21) foi realizada mais uma palestra de promoção à saúde. As alunas Isabella Castilhos e Julia Moreira vieram informar os participantes, dentre eles as pessoas idosas do CEDIVIDA, inscritos e colaboradores da Associação.  

Em forma de conversa, as palestrantes falaram sobre os tipos de remédios que existem e que habitualmente temos em casa. Foram destacados três: comprimidos, cápsulas e drágeas. Elas explicaram que esses remédios não podem ser repartidos para facilitar a ingestão. Apenas aqueles que são fabricados com sulco (aquele risquinho no meio). Além disso, os medicamentos só podem ser ingeridos com a ajuda da água. Outras bebidas interferem na ação das substâncias no organismo e prejudicam a eficácia.  

Outra dúvida muito frequente é onde armazenar as caixinhas de remédio em casa. Diversas pessoas guardam na cozinha, banheiro ou até mesmo no carro e esses não são os melhores lugares, pois contam com a umidade e variação de temperatura no ambiente. O ideal, é armazenar no quarto ou em um local fresco e longe da umidade. Ainda, há alguns medicamentos como a insulina e alguns colírios que precisam ser guardados na geladeira. Elas explicam que a melhor prateleira é a do meio, onde a temperatura é mais estável.  

É fato que sempre há remédios que passam do prazo de validade. Sobre isso, as estudantes ressaltam que eles não devem mais ser ingeridos e o adequado é descartá-los em locais adequados. Existem duas principais formas de jogá-los fora corretamente: coleta especializada da prefeitura ou levar até a farmácia mais próxima.  

Foi a primeira palestra que a Julia e a Isabella ministraram e elas contam que foi uma ótima experiência. “Às vezes, para a gente essas são informações óbvias, mas para as pessoas não são, então é muito gratificante poder ajudar”, conta Julia.  

A estudante Isabella explica que, juntamente com a professora responsável, elas foram selecionando as dúvidas mais recorrentes nos atendimentos e a partir disso, foram definidos os tópicos a serem discutidos na palestra.  

As duas, juntamente com uma equipe de outros alunos e professores fazem atendimentos na Farmácia Escola da UFPR. Lá, são oferecidos alguns serviços gratuitos como a aferição de pressão e conferência de medicamentos. O público geral pode se beneficiar indo até a Rua Doutor Faivre, 395, Centro.