Idosos podem realizar atividade físicas em diversos níveis

por | 4 de julho de 2021 | Bem-estar, Mexa-se

Ciclismo, dança, Pilates e musculação exigem um pouco mais de esforço e pedem liberação médica para a prática.

A atividade física contribui para o bem-estar dos idosos e pode ser realizada em diversos níveis, dependendo da condição física da pessoa. Antes de iniciar a prática de qualquer exercício, é necessário que o idoso realize uma análise médica para saber suas reais condições e receber a indicação correta de quais atividades poderá realizar.

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que pode ser praticada pelas pessoas da terceira idade, se liberadas por um profissional médico. Pedalar ajuda a fortalecer os músculos de coxas, panturrilhas, abdômen e glúteos, e as articulações do quadril, joelhos e tornozelos. Também melhora a condição cardiovascular, reduzindo a pressão arterial, o que pode diminuir riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos. O ciclismo é praticado ao ar livre, o que pode estimular o contato com outras pessoas, aumentando a socialização dos idosos.

Conhecer e socializar com pessoas também é um dos principais benefícios da dança, mais uma prática indicada para as pessoas idosas. A atividade em grupo contribui para a autoestima e também ajuda nos quadros depressivos, aliviando a ansiedade e o estresse.

A dança requer o aprendizado de passos e coreografias, que devem ser lembrados sempre, o que estimula o cérebro e ativa a capacidade de memorização, contribuindo para prevenir doenças como o Alzheimer. Na parte mais física, além do ganho muscular, a dança melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e a agilidade, o que pode ajudar a evitar quedas e possíveis fraturas.

O Pilates também pode ser praticado por pessoas da terceira idade, mas exige um pouco mais de condição física. Para ser mais seguro para idosos, os profissionais geralmente realizam as aulas com exercícios de baixo impacto, com alongamentos, e que focam principalmente na correção da postura, a ativação da circulação do sangue e o tensionamento dos músculos. O Pilates também aumenta a força e a flexibilidade, e melhora a coordenação dos movimentos.

Idosos que demonstram um ótimo condicionamento físico – por se cuidarem bem durante toda a vida, ou mesmo por ter sempre praticado esportes – podem realizar exercícios que exigem mais esforço, como a musculação, mas sempre após avaliação e liberação médica.  Essa atividade só deve ser realizada com acompanhamento de um profissional da educação física, que vai orientar a forma correta de fazer os exercícios, prevenindo lesões. A musculação aumenta a densidade óssea e a resistência muscular, e também melhora a postura.

Para a pessoa idosa, o foco principal da musculação não deve ser a parte estética e sim o fortalecimento do corpo. Os exercícios com levantamento de pesos são baseados inicialmente na repetição e não na quantidade da carga usada – esta pode ser aumentada progressivamente de acordo com a evolução nas atividades. Também é indicado para o idoso não fazer apenas a musculação, mas combiná-la com a prática de exercícios aeróbicos.